Ensino Infantil e Fundamental I

Manhã: Linguagem Oral e Escrita / Ciências Sociais e Naturais / Informática / Inglês / Arte / Música / Educação Física / Matemática / Lego Educacional (Trabalho interdisciplinar envolvendo várias áreas do conhecimento. Desenvolvimento de trabalho em equipe e Socialização, o Lego Educacional será desenvolvido ao longo do ano letivo).

Tarde: Atividades complementares para o Infantil 5:

Arte / Teatro / Capoeira / Judô / Futsal / Dança / Cozinha Experimental / Esgrima

(Pluralidade cultural, saúde, meio ambiente, consumismo, cidadania e valores são temáticas desenvolvidas nas disciplinas curriculares e dinâmicas de grupo)

A avaliação é contínua, compreendida como uma prática que alimenta e orienta a intervenção pedagógica. É um dos principais componentes de ensino, pelo qual se estuda e interpreta os dados da aprendizagem. Ao final do bimestre há o registro da nota no boletim do aluno, em todas as disciplinas (0 a 10 pontos). O aluno deve obter a média 7,0 para aprovação sem recuperação.A recuperação é realizada bimestralmente através do acompanhamento pedagógico. Todas as atividades de classe e de casa são avaliadas.

A avaliação, portanto, é constituída de:

– Prova semanal:

(peso 1 – 10 pontos cada avaliação)

– Trabalhos individuais ou em grupo:

 (peso1 – 10 pontos cada avaliação)

– Tarefas de casa:

 (peso 1 – 10 pontos)

Livros, apostilas e cadernos em ordem:

 (10 pontos)

1º ANO

Não fazem provas.

Todas as atividades realizadas em casa ou em classe compõem a nota.

Ao final do semestre todos os professores, por meio de um relatório, descrevem o desempenho individual do aluno baseado nos aspectos sociais, pedagógicos e emocionais.

2º E 3º ANO

As provas são realizadas de forma tranquila, sem que os alunos sejam comunicados do dia e conteúdo, não ocasionando ansiedade. Todas as atividades realizadas em casa ou em classe também são avaliadas.

4º E 5º ANO

São realizadas semanalmente sob forma de rodízio, garantindo que cada disciplina tenha, no mínimo, uma avaliação semanal no bimestre e mais uma bimestral.

Tanto a avaliação semanal quanto a bimestral são compostas por questões objetivas, dissertativas e testes, visando sobre os conteúdos contextualizados.

Com o objetivo de desenvolver nas crianças o gosto pela leitura e a formação de leitores competentes, elaboramos o projeto de leitura. Queremos, dessa forma, garantir a aproximação dos alunos com a leitura pela via do prazer.

Em nossa programação constam atividades motivadoras e instigantes, na área da leitura, tais como: ouvir histórias, entrevistar autores, palestras e debates, atividades de artes relacionadas com as experiências literárias, sarau, feira do livro, painel do leitor, visita semanal à biblioteca, cantinho da leitura, intercâmbio de livros e gibis, projetos interdisciplinares.Além dos livros disponíveis em classe, os alunos contam ainda com uma biblioteca que possibilita o empréstimo de livros às crianças.

A programação de leitura é extensa, contínua e variada. Os escritores renomados na Literatura Brasileira fazem parte do conteúdo a ser trabalhado garantindo que ao término do Fundamental I os alunos conheçam a maioria de suas obras.

1º ao 5º ano do Ensino Fundamental

A proposta de ensino tem como meta desenvolver autonomia, as competências e habilidades e introduzir o estudo sistemático das matérias acadêmicas. Os alunos vivenciam as atividades de forma concreta, respeitando seu momento de desenvolvimento cognitivo.

Realizamos um trabalho de motivação e desenvolvimento da autoestima, ajudando os alunos a vencerem desafios.

Nossa proposta pedagógica baseia-se nas teorias sociointeracionistas, onde a aprendizagem e desenvolvimento são produtos da interação social. A educação está voltada ao saber do aluno: o educando construindo seu conhecimento em interação com o mundo.

1º ao 3º ano

Temos uma professora de classe, formada em Pedagogia, atuando nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e Ciências Sociais.

4º e 5º ano

Inicia-se o trabalho da divisão das disciplinas por áreas, preparando o aluno para o Fundamental II

A Escola de Ensino Fundamental e Médio “Carlos Chagas Filho” coloca à disposição dos pais e alunos o departamento de Psicologia Escolar, tendo como objetivos:
– Orientar juntamente com a equipe pedagógica, as dificuldades de aprendizagem do aluno;

– Atender e encaminhar alunos que apresentam qualquer dificuldade referente ao bom desempenho escolar;
– Orientar nas dificuldades do cotidiano escolar como nos relacionamentos interpessoais e na aquisição da autoestima;
– Conscientizar sobre a importância dos valores humanitários no convívio escolar.

O departamento de Psicologia realizará parceria com os pais, procurando um caminho ou ajuda e facilitação do processo de aprendizado.

Humanização em Ação

A equipe Pedagógica, em parceria com o Departamento de Psicologia do Carlos Chagas Filho, desenvolve vários projetos de combate à violência, enfatizando a ideia da educação para a paz. O objetivo é incrementar o trabalho de formação de valores e de socialização, não só conscientizando professores, mas também garantindo-lhes estratégias de ação. Já os alunos participam de atividades de informação, sensibilização para a necessidade do combate a violação dos Direitos Humanos.

Saúde

A escola conta com o departamento de enfermagem, tendo como objetivo atender aos alunos com problemas de saúde e em situações emergenciais, contando com a presença de um médico nestas ocasiões. Todos os alunos devem ter a ficha médica preenchida e assinada pelos responsáveis, para melhor atendimento.

Caso haja alguma intercorrência durante a permanência na escola, a criança será medicada mediante as informações contidas na ficha médica ou após a autorização prévia dos pais ou responsável.

Alimentação

Os alunos poderão trazer lanches de casa ou adquirir na cantina. No horário do recreio, terão orientação necessária para aquisição e degustação dos mesmos.

Se o aluno tiver aula no período vespertino e ficar na escola no horário de almoço, orientamos para que a reserva seja feita antes do início das aulas, pois o almoço é feito sobe medida para que não haja desperdício. Não será permitido substituir a refeição pelo lanche.

Horário das aulas (1º AO 5º ANO):

7h20 – início das aulas   /   12h15 min – término das aulas

O aluno deve ser elemento atuante na escola, atendendo a preceitos mínimos de respeito aos colegas, funcionários, professores e direção. As normas estabelecidas pela escola devem ser observadas e seguidas. As infrações ocasionarão penalidades contidas no Regimento Escolar. Todas as penalidades serão registradas e comunicadas aos pais.

O atraso na chegada atrapalha o desenvolvimento normal das atividades e pode, também, provocar situações constrangedoras para o aluno. Após a entrada dos alunos e professor em sala de aula, o aluno que chegar atrasado deverá justificar o mesmo e os pais não poderão interromper o trabalho do professor.

O atraso dos pais na saída provoca insegurança na criança. Ser pontual é formar hábitos de respeito, responsabilidade e disciplina.

Regras e Condutas

O atendimento aos pais, pelos professores, não poderá ser realizado no período em que o professor estiver em sala. Agendar antecipadamente. A tarefa de casa deverá ser apresentada sempre que for requisitada e o caderno de comunicação entre pais e escola deve ser vistado diariamente. Quando o aluno precisar faltar, os pais deverão comunicar a coordenação. O aluno não deverá trazer material alheio à aula, inclusive celulares. Disciplina e organização são dois fatores no processo ensino-aprendizagem.

Uniforme Escolar

É de uso obrigatório. Ele identifica, dá segurança e tratamento igualitário. É composto pela camiseta com a logomarca da escola, calça comprida ou bermuda azul marinho.

Para a prática de Educação Física e Atividades Extracurriculares também é obrigatório o uso do uniforme e tênis.

Aniversários

Como é bom estar com os amigos no dia do aniversário! Algumas orientações para festejar o aniversário com os colegas de classe:

Comemoração na escola – deverá ser avisado com antecedência para programação do local e das atividades. Será realizada no horário do recreio com os colegas de classe. Não poderão ser enviados convites e os pais deverão trazer tudo o que for necessário para a comemoração.

Comemoração fora da escola – todos os alunos da classe devem receber o convite para não haver discriminação. A entrega será feita sob orientação da professora. Se os alunos forem para o aniversário após a aula, saindo da escola, em transporte locado pelos pais do aniversariante, deverão trazer previamente a autorização de saída assinada pelos responsáveis. Nesse caso, combinar com a coordenação toda a organização. Os pais do aniversariante deverão acompanhar as crianças no mesmo transporte. A escola não se responsabiliza pela organização do evento.

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