Fundamental II

Manhã: Língua Portuguesa / Matemática / Ciências (6º e 7º ano) / Ciências (8º ano: Biologia) / Ciências (9º ano: Física e Química) / História / Geografia / Inglês / Desenho Geométrico / Arte / Espanhol / Educação Física / Lego Educacional (Trabalho interdisciplinar envolvendo várias áreas do conhecimento. Desenvolvimento de trabalho em equipe e Socialização, o Lego Educacional será desenvolvido ao longo do ano letivo).

Tarde: Acompanhamento Pedagógico (disciplinas curriculares) / Projeto de Leitura / Arte / Capoeira / Judô / Handebol / Musicalização (instrumento e canto) / Teatro / Vôlei / Futsal / Dança (jazz) / Esgrima / Projeto Bilíngue / Futebol Americano.

Ao final de cada um dos 04 (quatro) bimestres, será atribuída ao aluno uma nota de avaliação correspondente à média bimestral. A avaliação será constituída de provas escritas, leitura de livros, relatórios, exercícios, participação durante as aulas, frequência e realização de tarefas. Após o término das avaliações, as provas serão encaminhadas aos pais para verificação e assinatura e, em seguida, deverão ser devolvidas aos professores.

O aluno que não obtiver a média 7,0 (sete inteiros) fará uma prova de recuperação (PR) no horário adverso às aulas, conforme o calendário estabelecido pela escola. Essa nota substituirá a nota da prova bimestral, caso seja maior a média não poderá ultrapassar a nota 7,0 (sete inteiros).

A média final do aluno, em cada componente curricular, é alcançada com:

– Notas bimestrais;

– Notas bimestrais e nota de exame;

– Notas de recuperação final.

O cálculo da média final, anterior aos exames, é resultante da média aritmética das médias bimestrais. O aluno que não obtiver a média 7,0 (sete inteiros), deverá prestar os exames. Após esse processo, se o aluno não conseguir a média 5,0 (computando-se a média bimestral e a nota do exame), terá o direito de submeter-se ao processo de recuperação final em até 3 (três) disciplinas.

Será promovido para a série seguinte o aluno que obtiver a média igual ou superior a 5,0.

As provas de segunda chamada serão realizadas nas Provas de Recuperação.

Tanto a avaliação semanal quanto a bimestral são compostas por questões objetivas, dissertativas e testes, visando sobre os conteúdos contextualizados.

Com o objetivo de desenvolver nas crianças o gosto pela leitura e a formação de leitores competentes, elaboramos o projeto de leitura.
Queremos, dessa forma, garantir a aproximação dos alunos com a leitura pela via do prazer.

Em nossa programação constam encontros semanais de cada série com o professor de literatura para atividades motivadoras e instigantes na área da leitura, tais como: ouvir histórias, entrevistar autores, palestras e debates, atividades de artes relacionadas com as experiências literárias, sarau, feira do livro e projetos interdisciplinares.

O apoio dos pais é imprescindível para que essa proposta atinja as metas desejadas. Pais devem ser o exemplo aos filhos através da leitura diária, contínua e diversificada. É preciso proporcionar aos filhos oportunidades de contato com livros, revistas e jornais.

Leitura: fonte de conhecimento e prazer.

6º ao 9º ano do Ensino Fundamental

Fase de solidificação dos traços cognitivos, afetivos, sociais e éticos.

Essa fase de transição é a etapa em que os valores e atitudes norteiam as relações interpessoais e intermediam a relação do aluno com a realidade. É, portanto, imprescindível neste processo que valoriza o aprender contínuo, a troca de exemplos e valores relevantes que estimulam os alunos a tomar decisões e superar desafios.

Também nessa fase desenvolvem o senso crítico, atuando de maneira mais participativa e solidária. Passam a perceber as áreas Biológicas, Exatas e Humanas como integrantes de um todo.

A ação pedagógica de nossa escola visa promover, nas diversas áreas do conhecimento, o contato dos alunos com suas ideias e hipóteses acerca dos conteúdos estudados, relacionando os saberes que já possuíam com os novos conhecimentos que virão a construir, criando, assim, uma rede de significados consistentes.

Nossos professores atuam na formação intelectual, emocional e afetiva dos jovens, incentivando-os a trabalharem os valores pessoais, sociais, familiares e culturais.

A Escola de Ensino Fundamental e Médio “Carlos Chagas Filho” coloca à disposição dos pais e alunos o departamento de Psicologia Escolar, tendo como objetivos:

– Orientar juntamente com a equipe pedagógica, as dificuldades de aprendizagem do aluno;

– Atender e encaminhar alunos que apresentam qualquer dificuldade referente ao bom desempenho escolar;

– Orientar nas dificuldades do cotidiano escolar como nos relacionamentos interpessoais e na aquisição da autoestima;

– Conscientizar sobre a importância dos valores humanitários no convívio escolar.

O departamento de Psicologia realizará parceria com os pais, procurando um caminho ou ajuda e facilitação do processo de aprendizado.

Humanização em Ação

A equipe Pedagógica, em parceria com o Departamento de Psicologia do Carlos Chagas Filho, desenvolve vários projetos de combate à violência, enfatizando a ideia da educação para a paz. O objetivo é incrementar o trabalho de formação de valores e de socialização, não só conscientizando professores, mas também garantindo-lhes estratégias de ação. Já os alunos participam de atividades de informação, sensibilização para a necessidade do combate a violação dos Direitos Humanos.

Paralelamente às aulas regulares, colocamos à disposição dos alunos atividades de apoio pedagógico, proporcionando oportunidades de reintegração ao processo ensino-aprendizagem, de recuperação de notas, de estudo e pesquisa.

Veja como funciona:

– Acompanhamento pedagógico: em horários semanais os alunos têm acesso ao acompanhamento pedagógico diretamente com os professores das disciplinas curriculares. Oportunidades para estudos e esclarecimento de dúvidas. No período adverso às aulas.

– Recuperação: partindo do princípio de que nosso objetivo é conduzir o processo de aprendizagem ao sucesso, o aluno participa das aulas semanais e realiza ao final de cada bimestre a prova de recuperação bimestral e no final do ano letivo a recuperação final, cujas datas constam no calendário escolar.

– Estudo e pesquisa: a sala de leitura fica à disposição dos alunos para estudos e pesquisas, após agendamento diário.

Horário das aulas (6º AO 9º ANO):

7h00 – início das aulas / 12h40 min – término das aulas.

O aluno deve ser elemento atuante na escola, atendendo a preceitos mínimos de respeito aos colegas, funcionários, professores e direção.
As normas estabelecidas pela escola devem ser observadas e seguidas. As infrações ocasionarão penalidades contidas no Regimento Escolar.
Todas as penalidades serão registradas e comunicadas aos pais.
Os horários devem ser rigorosamente observados, pois é dessa forma que ensinamos as crianças a serem pontuais e responsáveis.

O atraso na chegada atrapalha o desenvolvimento normal das atividades e pode, também, provocar situações constrangedoras para o aluno. Após a entrada dos alunos e professor em sala de aula, o aluno que chegar atrasado deverá justificar o mesmo e os pais não poderão interromper o trabalho do professor.
O atraso dos pais na saída provoca insegurança na criança. Ser pontual é formar hábitos de respeito, responsabilidade e disciplina.

Regras e Condutas

O atendimento aos pais, pelos professores, não poderá ser realizado no período em que o professor estiver em sala. Agendar antecipadamente.
A tarefa de casa deverá ser apresentada sempre que for requisitada.
Quando o aluno precisar faltar, os pais deverão comunicar a coordenação.
O aluno não deverá trazer material alheio à aula, inclusive celulares.
Disciplina e organização são dois fatores no processo ensino-aprendizagem.

Uniforme Escolar

É de uso obrigatório.
Ele identifica, dá segurança e tratamento igualitário.
É composto pela camiseta com a logomarca da escola, calça comprida ou bermuda.
Para a prática de Educação Física e Atividades Extracurriculares também é obrigatório o uso do uniforme e tênis.

   Horários de Aulas 2019 – 6º ao 9º Ano

   Calendário de provas – 2019 – 6º ao 8º ano do ensino fundamental II

   Calendário de provas – 2019 – 9º ano do ensino fundamental II

   Calendário Escolar 2020 – 6º ao 8º Ano

   Calendário Escolar 2020 – 9º Ano

[contact-form-7 id=”930″]