PROJETOS

O colégio Carlos Chagas Filho oferece diversas atividades complementares, ampliando os horizontes do conhecimento do aluno para além do ambiente da sala de aula.

Através das brincadeiras presentes no ensino da Capoeira para crianças, se favorece a coordenação motora, o campo visual, a criatividade, autoestima, automatização de movimentos e educa as crianças na administração do tempo e espaço dentro de um movimento. O resultado é uma criança mais desinibida e com mais segurança.

Outra vantagem da Capoeira para a criança é que não gera nenhuma frustração com relação à competição, pois o objetivo a ser alcançado é sempre o da autossuperação e não da superação sobre os demais colegas.

Esgrima é um esporte desafiador para as crianças que querem tentar algo além e um pouco mais incomum em suas aulas. Além de gastar muita energia, garantindo aos alunos um estilo de vida ativo e saudável; A esgrima é um esporte estratégico , quase como uma forma física do xadrez. Ele ensina as crianças a pensar por si mesmos e analisar a forma como as outras pessoas pensam.

A Esgrima sendo um esporte independente auxilia seu filho a trabalhar sozinho, e assumir a responsabilidade por seus próprios sucessos ou fracassos. Eles terão de pensar por si mesmos, desenvolver a confiança para competir, e aprender com seus erros.

As aulas de culinária, por mais que parecem um momento de brincadeira são, na verdade, uma hora de muita concentração e aprendizagem.

Por meio da culinária podemos trabalhar conceitos ligados à matemática, nos eixos de grandezas e medidas, e língua portuguesa, ao aproximarmos as crianças dos textos de receitas e instrucionais.
Uma verdadeira investigação científica: ler receitas, calcular quantidades, fazer previsões e submeter os ingredientes às transformações que o calor do forno, a fervura, a fritura ou simplesmente a adição de temperos podem provocar.

A dança enquanto um processo educacional, não se resume simplesmente em aquisição de habilidades, mas sim, poderá contribuir para o aprimoramento das habilidades básicas, dos padrões fundamentais do movimento, no desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo.

O uso da dança como prática pedagógica favorece a criatividade, além de favorecer no processo de construção de conhecimento.

O significado da palavra JUDÔ é “caminho suave” que se baseia na fundamentação de seus princípios filosóficos: Prosperidade e benefícios mútuos; Ceder para vencer; Máxima eficácia.

Um dos fatores mais procurados no judô é a disciplina, principalmente pela modalidade ser regida por um Código Moral que visa o cumprimento e o fortalecimento da perspectiva filosófica na prática da modalidade e fazer com que os praticantes evoluam como pessoas.

A importância da pratica do futsal na área escolar, trabalha tanto os aspectos físicos quanto sociais, psicológicos motores e cognitivos.

Visto que permite a exploração de diversas possibilidades de acordo com os objetivos a serem alcançados, o futsal é uma ótima ferramenta para os professores nas aulas de educação física.

A música na educação das crianças possui um papel importante, pois contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e linguístico, além de ser apontada como facilitadora do processo de aprendizagem.

Conciliar música na educação das crianças é um processo que colabora com o crescimento intelectual dos pequenos além de estimular os todos os sentidos.

O Teatro tem uma importância fundamental na educação, podendo colaborar para que a criança tenha oportunidade de atuar efetivamente no mundo, como indivíduos críticos e atuantes de sua própria realidade, opinando e sugerindo;

A prática forma cidadãos que valorizam as experiências e sabem lidar com as diferenças sociais e, também permite ajudar o aluno a desenvolver alguns aspectos como: criatividade, coordenação, memorização, e vocabulário.

O Futebol americano proporciona força e resistência, pois é um esporte que exige bastante do atleta.
O esporte mescla corridas mais rápidas com velocidade mais normal, melhorando a condição do sistema respiratório do atleta.

Exercita também o cérebro dos atletas: Qualquer jogada é pensada e trabalhada muito tempo antes. Durante o jogo, os atletas precisam estar atentos a cada movimento dos colegas, criar táticas e improvisar.

SOCIOEMOCIONAL: Para explorar as nuances mais profundas do ser humano, o psicólogo estuda emoções, inteligência, percepções e até mesmo o processo de aprendizagem.
As relações dentro de uma escola são diversas como: professores, entre alunos e alunos, entre alunos e funcionários, entre professores e pais, etc.

Todas essas relações podem ter melhorias com a ajuda de um psicólogo, que está sempre pronto para ajudar a resolver conflitos e fortalecer relações.

LEGO: Construir com blocos LEGO promove o raciocínio espacial e consciência de proporções e padrões. Quando a criança constrói, sua mente usa o raciocínio sobre que peças vão funcionar melhor, como devem ser organizadas e quão grande ou pequena a criação deve ser.

Quando uma criança manipula os tijolos de Lego, ela está desenvolvendo a coordenação dos pequenos músculos dos dedos e das mãos. Colégio Carlos Chagas Filho em parceria com Lego.

LEGO: Construir com blocos LEGO promove o raciocínio espacial e consciência de proporções e padrões. Quando a criança constrói, sua mente usa o raciocínio sobre que peças vão funcionar melhor, como devem ser organizadas e quão grande ou pequena a criação deve ser.

Quando uma criança manipula os tijolos de Lego, ela está desenvolvendo a coordenação dos pequenos músculos dos dedos e das mãos. Colégio Carlos Chagas Filho em parceria com Lego.